Como em quase tudo que aconteceu durante a sua vida, Mauricio não tinha programado uma carreira de piloto, embora o fascínio pela velocidade sempre esteve presente, quando ainda pequeno participou de campeonatos metropolitanos de Bicicross e dali vieram os primeiros troféus.
Com o início da preparação dos carros de rally foi inevitável começar a pilotar, mesmo sem nunca ter feito um curso de pilotagem ele sabia o que buscar nos carros, era algo intuitivo e natural.
Na etapa do Campeonato Brasileiro de 1998 realizado na cidade de Sombrio SC, surgiu a possibilidade de pilotar um dos carros preparados pela ProMacchina numa pista de super-prime.
Com a navegação do já experiente Alberto Zoffmann, a experiência foi como a explosão de uma bomba, naquele dia todos os sentidos relacionados a velocidade, competição e adrenalina vieram à tona e uma grande história passou a ser escrita em paralelo à história da ProMacchina.
No ano de 1999 a equipe ProMacchina tinha 3 carros para o Campeonato, mas por diversos problemas particulares os 3 carros não iriam para o Rally de Erechim, mais uma vez o inesperado acontece, o então presidente do EAEC oferece ajuda para que o Maurício fizesse sua estreia como piloto.
Em poucos dias conseguiu um carro emprestado, um Mitsubishi Colt GTI 4x2 da categoria N-3.
“Me lembro de cada detalhe , consegui o carro emprestado com a Maria Antonieta, mas ele estava parado e tinha alguns probleminhas mecânicos e vários detalhes de carroceria, em troca do empréstimo eu teria que devolver ele 100% revisado! Fui rodando com ele até Erechim de madrugada para não ter problema com a polícia. Éramos eu, um galão de combustível, uma caixa de ferramentas e dois estepes. Mas estava muito empolgado e com 30 anos a gente pode tudo e nada parecia ruim o suficiente a ponto de estragar tal aventura.
Meu anjo da guarda estava no modo on!
Tudo foi muito improvisado.
Meu navegador foi o Marco Marini que nunca tinha navegado e estava tão empolgado quanto eu e para minha surpresa ele já tinha feito o levantamento da prova, e pasmem, na garupa de uma moto” Relatou Mauricio".
Após muitas ocorrências no desenrolar da prova e uma bela disputa com o já experiente Luís Tedesco, Mauricio e Marini, vencem na geral o 2º Rally Internacional de Erechim logo em sua estreia como piloto .
O céu era o limite e naquele mesmo ano de 1999 navegado por Gilson Rocha, Mauricio venceria o Rally Internacional da Graciosa válido pelo Sul-americano. Nas etapas seguintes navegado por Armando Miranda conquistaria o seu 1º Título nacional vencendo 9 de 10 etapas!
Estava instalado um novo cenário. O menino de Santa agora era Maurício Neves, piloto e preparador conhecido a nível Nacional.
E tinha muito mais por vir !!
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